Como alimentar gatos doentes


Como alimentar gatos doentes

Quando estão doentes, na maioria das vezes, os gatos não comem. Se comem, comem pouco. Os donos tentam de todas as formas fazer com que eles comam, oferecem os mais variados tipos de alimento, até mesmo os mais apreciados e caros, mas o gatinho doente parece indiferente às tentativas de seu papai ou mamãe humana de alimentá-lo.



Os gatos, diferentemente dos cães e dos humanos, não usam a gordura como fonte de energia, usam a proteína. Quando há uma alta deficiência de proteína no organismo de um gato, em vão o organismo dele tenta queimar gordura como fonte de energia e causa o acúmulo da gordura no fígado do gato, causando a lipidose hepática.

Um gato mal alimentado, enfraquecido e magro, tem chances enormes de ter lipidose hepática e o tratamento além de caríssimo, na maioria das vezes termina em óbito do pequenino.

Para evitar a lipidose hepática, ajudar na recuperação do gatinho enfermo, contribuir com o aumento da imunidade biológica do gato, para não haver perda de peso, os veterinários recomendam que alimentem o gatinho doente persistentemente.

A alimentação de um gato doente é extremamente séria e os donos do animal de forma alguma podem facilitar com isso, por isso os veterinários alertam da suma importância de persistirem em alimentar o pequeno enfermo. Algumas pessoas pensam: "Ele não quer comer, não vou perturbar, não vou insistir. Quando ele estiver a fim, ele come ou quando estiver mais disposto, eu volto a oferecer". Isso é um grande erro e na maioria das vezes é o que acelerou a morte do animal.

Como fazer então para forçar um gatinho doentinho e teimoso a se alimentar?

Os veterinários costumam receitar um excelente alimento chamado AD. Esse alimento vem em uma pequena lata e o preço aproximado é de R$ 15,00. Dependendo, um gato pode comer uma lata por dia, ou meia. Mas, o veterinário sempre indica a quantidade que deve ser dada ao animal.

Como a latinha de AD é muito pequena e nem todas as pessoas podem comprar muitas latinhas, aqui vai uma receita que não tem o mesmo potencial de alimentação do AD, mas fornece toda a quantidade necessária de proteínas diárias que um gato precisa e também contribui para que não ocorra perda de peso:

- 1 saché de Whiskas filhote do sabor preferido de seu gato.
- 60/70 gramas de ração Golden de CARNE, gatos NÃO castrados.

Como fazer:

Coloque a ração Golden em um pote plástico ou tigela e cubra com água até umedecer todos os grãos da ração, não passar desse limite de água. Assim que todos os grãos estiverem hidratados (inchados de água) e bem molinhos, coloque no liquidificador e acrescente todo o saché de Whiskas filhote. Bata no liquidificador até ficar sem caroços e até que se forme um purê que passe pelo orifício de uma seringa sem agulha. Esse purê não pode ficar aguado ou muito molengo. Não pode ficar grosso demais porque tem de passar pelo orifício da ponta da seringa, para que com ela, você possa oferecer o alimento como uma 'mamadeirinha' na boquinha de seu gato.

Observação: Só serve a Golden carne para gatos não castrados e o saché de Whiskas filhotes ou adulto, outras rações comuns não servem. A única ração mais em conta que realmente tem alimentado os gatos é a Golden, e a Golden carne, além das proteínas, ajuda o gato a engordar. As únicas rações úmidas extremamente palatáveis são a AD e a Whiskas. Embora algumas pessoas afirmem que a Whiskas não é boa para os rins dos gatos, nesse caso da papinha não se faz dela o alimento principal, o que anula esse risco e ela com certeza é a única ração barata que causa algum interesse do seu gato lamber. Também, testando as outras marcas de rações úmidas comuns, não incluindo AD e Fancy Feast que são premium, a Whiskas saché é a única que realmente alimenta os gatos. Friskies, Sabor e vida, Top Cat e outras, são apenas petiscos, não servem para a papinha.

       

Como usar a seringa para alimentar o gato doente?


Compre uma seringa de 5 ou 10 ml em uma farmácia de humanos e remova a agulha. Lave a seringa e encha da papinha. Encoste a seringa do lado da boquinha do gato, ejete a papinha aos pouquinhos no canto da boca do gatinho de forma que o alimento não vá para o pulmão do animal e ele possa também engolir com calma, sem provocar náuseas ou irritar o animal. Na maioria das vezes, assim que eles sentem o sabor do alimento, eles começam a querer a 'mamadeira de seringa' mais rápido, uma quantidade maior na boquinha, tenha paciência e deixe ele comer a vontade.

Dê a quantidade de seringas/ml de AD receitadas pelo veterinário e nos horários determinados por ele. O AD é bem pastoso, não precisa ser batido no liquidificador. A papinha caseira, pelo menos de três em três horas dê cinco seringas de 10 ml (ou dez de 5 ml), assim, em 12 horas você terá dado 200 gramas de comida ao seu filhinho doente e estará assegurando uma das coisas mais importantes para a recuperação da saúde dele: a alimentação.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Leia a bula do AD junto com seu veterinário antes de dar AD a gatos com problemas hepáticos.

Texto: Carla Rockatansky



Comentários

Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Boa noite! Acabamos de fazer a mistura caseira e deu certo, a gatinha dodói voltou a comer! Mas ainda sobrou um pouco e estamos na dúvida se podemos guardar o resto na geladeira, se sim, por quanto tempo duraria? Obrigada pela dica!
True church disse…
Por quanto tempo posso guardar o resto da mistura na geladeira??
Nice disse…
Francesca seu gatinho se recuperou bem? O que ele tinha? O meu gatinho foi internado ontem diagnosticado com lipidose hepática. Ele está bem debilitado porque ainda não estão se alimentando MS está reagindo bem a medicação. O vet disse que ele lambidas na comida, mas eu acredito também que o estado dele desanimava a comer. Mesmo assim ele vai forçar a comida através de seringa para que não haja necessidade de sonda. Se Deus quiser sábado ele bem pra casa... Estamos torcendo por isso. Vou fazer essa papinha.
Unknown disse…
Olá, Nice. Infelizmente ela morreu. Era minha Cherie. O diagnostico foi PIF :( Sou muito grata a essa postagem, pois pude ajudar a Cherie a viver melhor seus últimos dias. Obrigada!

No seu caso Nice, vê com o vet a possibilidade de dar um suplemento tipo esse: http://www.loja.bichointegral.com.br/nutraceuticos/hemo-care-15ml/

Eu estava usando esse, pingava uma gotinha na papinha que eu ia ministrar ou direto na boca dela, a cada 12H.
Unknown disse…
Minha gata esta doente do figado e ja foi medicada pela vet mas ainda nao se alimenta posso dar a ela esta papinha
Unknown disse…
Ola..resgatei um gatinho na rua filhote..
Ele ja esta com os olhos abertos e faz as necessidades por ele msm...
Porem esta fraquinho e muito magro...
Estou dando vitamina...e soro...dei um pouco do leite ..mas dizem q o leite de vaca n faz bem pq contem lactose..
Eu tenho 16 anos e estou tendo q cuidar do gato sozinha ...meus pais me deram essa função ja q eu o resgatei..
Então n tenho como comprar o leite apropriado ..indicado pelo veterinario para gatos filhotes...
Então queria saber si posso dar essa papinha para ele comer...
Unknown disse…
Olá Beca!
Você pode dar sim, mas depende da idade do gatinho.
Se ele for muito pequenininho, tem que dar leite mesmo. Se ele já come sozinho, pode dar essa papinha que resolve.
Tenho muitos gatinhos, a maioria resgatada da rua, e essas papinhas sempre resolvem para os filhotinhos.
Boa sorte e parabéns pela atitude resgatar um animalzinho da rua" :)
Silvana disse…
Quais eram os sintomas da PIF. Desconfio q minha gatinha esteja com esta doença. Ela não se move mais e tem os rins bem aumentados.
Unknown disse…
Oi, eu resgatei um gatinho ben pequeno também...alimentei com mamadeiras de leite+creme de leite+mel.
Hoje está grande e sadio
Cibeli disse…
Minha gatinha não come, nem seringa, nem nada. Só lambe de vez em quando a papinha...Ela ronrona perto da comida, mas não engole...não sei o que fazer
Camila Bandeira disse…
Oi Cibeli, estou na mesma que vc, minha gata tem osteoartrose, desde que comecei com o remedio ela quase nao come, estou tentando com a seringa, mas ela acaba comendo muito pouco, não sei o que fazer!Ela olha para a comida como se estivesse com fome, mas cheira e vai embora, ate o sache de whiskas que ela sempre gostou ela nao esta comendo.

Alguem pode ajudar a gente?
Simone Tiemi disse…
Cibeli e Camila, estou com esse mesmo problema,minha gata está com Lipidose Hepatica e não come nada, então tem que forçar mesmo. Dou 10 a 12 seringas de 10ml por dia, divididas em 2 refeições. Já deixo as seringas prontas para não perder tempo enchendo. Encaixe a seringa no canto da boca do gato e aperte, uns 3 ml por vez, requer pratica no começo é dificil mesmo, depois ele se conforma. Eu deixo sempre seringas a mais pois um pouco se perde, mas tente mirar bem no fundo da lingua porque dai ele nao consegue empurrar para fora. Não adianta é trabalhoso, mas tem que forçar.Já estou nessa faz uns 15 dias e só agora minha gata está começando a comer sozinha, mas mesmo assim eu complemento. Eu fiz uma papinha que está dando certo ela até gosta de comer, que é 1 sache de whiskas, carne moida uma almondega e 1 bife de ficado figado cru, umas 4 colheres de agua. Bata tudo no liquidificador.
Pessoal ao invés de isar seringas pequenas, compre o seringão que é usado par alimentar pássaros. Cada seringa é uma refeição e a ponta é um bico grosso que permite fazer papinhas mais pastosas do que líquidas. Já faz meses que trato meu gato cardíaco assim. Eu ofereço uma mistura de AD com patê de latinha diluído com um pouco de água e 2ml de vitamina líquida ou suplemento alimentar.
naldo disse…
Ola meu gatinho tem 5 meses diferente do gatinho de vcs o meu esta comendo mais sinto ele quentinho e dez de ontem que esta muito jururu so deitado e dormindo.Sera que alguem poderia me dizer se gato fica resfriado.Por favor estou ficando desesperada com meu bichinho.
Unknown disse…
Fiz a receita caseira, sobrou muito , posso guardar na geladeira? Se sim por quanto tempo?
Unknown disse…
Obrigada pela dica é muito boa essa papinha.
Unknown disse…
Pessoal eu tive uma gata om lipidose hepática e consevui curá-la com muita insistência. O veterinário receitou um remédio chamado Sami, manipulado eĺm um laboratório próprio para animais na cidade de londrina- Paraná . Foi edificil, mas conseguimos salvá- la
Unknown disse…
Meu gatinho ficou doente e devido aos medicamentos receitados pelo vet deixou de comer.Pedi ao vet que receitasse injetavel e comecei a dar recolver e glicopan.Ele começou a comer novamente,ainda está se recuperando.Agua não quer tomar,dou leite e graças a Deus não faz mal.
Unknown disse…
Preciso urgente de ajuda. Meu gato teve lipdose hepática e está sendo alimentado por sonda. Ele precisa comer, mas ele não come nada e nao se interessa por nada. Comprei todas as rações e nada. Alguém pelo amor de Deus pode me ajudar?
Unknown disse…
Fiz essa receita, mas meu gato morreu hoje. Ele teve lipidose, e o baço dele estava muito inchado, ele ficou internado alguns dias, mas infelizmente ele morreu. É uma dor sem tamanho.
R.Ceni disse…
Dei a papinha para a Rapunzel se recuperando de uma cirugia com vômito e inapetência. Foi um bom jeito de fazê-la comer. Ela aprovou. Também dei desse jeito um patê chamdo Recovery da Royal Canin. De outro jeito ela não comeria. Excelente dica! Somente ficou a dúvida sobre quantos dias dura na geladeira.
Unknown disse…
Olá pessoal é muito triste saber que somos incapazes de salvar nossos companheiros q amamos mas com certeza fazemos oque está ao nosso alcance,estou tbm tentando de tudo com minha gorda que esta com insuficiência renal, so está comendo fígado estamos em tratamento com soro e medicamentos subcutâneo, estamos sofrendo muito, mas mamãe está fazendo de td p ela viver um pouquinho mais. ....
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Oi como está sua gatinha hj?
Unknown disse…
Boa noite, minha gata já está uns 5 dias sem comer esta desnutrida, o pecuárias tá me falou q ela tá com febre, anemia, pesquisei e também pode ser bola de pelo, então ele deu um remédio ontem injetado mas ela não reage, só vomita uma espuminha branca meio amarelada, suspeitamos de ser essa bola de pelo, o que pode ser, começamos a alimentá-la pela seringa pois não está comendo nada nem tomando água, nem em pé ela fica de tão fraquinha. Alguém pode me ajudar? Obg
Unknown disse…
Meu gato tmb não consegue ficar de pé! No exame de sangue deu uma infecção alta. Ele tá tomando amoxilina, prednisolona e Glicopan. Comprei um soro de eletrolítico pra da com a/d mas até agora ele não come sozinho e não se ergueu. São 5 dias muito fraco! 😑
Unknown disse…
Olá.meu gatinho tem uns 7meses acho que brigou com outro gato não está comendo nem bebendo água nem andando direito ..será q posso dar papinha com qualquer outra ração? Me ajudem ☹️
Unknown disse…
Boa noite!!!
Tenho uma gatinha de 13 anos q já foi diagnosticada com problema renal,até tentamos tratamentos mas é mto caro,também damos as latinha as mas tbm n temos co edições de mantê.
Esta está cada vez mais fraca,vomita mto é ai já n come mais nd.hj ela se alimenta de frango ou fígado mas ta difícil,
Alaní disse…
Fiz a papinha para minha gatinha de 2 meses, por descuido ela encontrou com outro gato, ela apanhou depois deste dia parou de comer, já faz 3 dias,esta a comendo bem pouco mais hj parou com tudo. Levei ela no veterinário e no exame Apresentou uma linfopenia. Ele deu uns ter vitaminas, mas não adiantou. Vamos ver com está papinha.
Alaní disse…
Minha dúvida é qnts ml tenho que dar por refeição. E qnts refeição por dia. Espero que em melhore.
Unknown disse…
Olá, preciso saber se pode ser Golden salmão? Hj está tudo fechado e só tenho essa ração.
Grata
Unknown disse…
Olá pessoal,eu tenho um gato que está muito doente e os veterinários não sabem me explicar o que é, já fiz exames de sangue e até mesmo ultrassom e tudo mostra estar certo, mais o meu gato não come, não consegue andar, está meio amarelado e até mesmo com uma anemia fraca.Comprei o A/D e todos os outros remédios que tinha a ser comprados, estou dando comida pra ele na seringa mais ele só come um pouquinho,hoje eu irei retornar ao veterinário e ver se ele achou alguma solução.
Thi disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Thi disse…
Para a pessoa que falou que seu gato está com insuficiência renal. Olha, meu gato está com FELV e estava com grave infecção urinária e renal, não conseguia fazer xixi, mesmo com os medicamentos que a médica passou. Até que me ensinaram algo que curou a infecção urinária e renal. Foi o chá da casca do coco amarelo, tem que ser aquele coco cor de gema, o verde não serve. Retire a parte por onde o coco fica pendurado e jogue fora, aí você faz o chá da casca desse "olho", que é por onde se abre o coco para tirar a água. Como ele não vai gosta do sabor, vc pode misturar com sachê e dar na seringa. Eu dava de 60 a 100ml para o meu gato, durante uns 7 dias. Nunca mais ele teve problema urinário, embora ainda estejamos lutando contra a debilitação geral da FELV.
Ia esquecendo, quanto mais novo o coco, melhor.

*** Continue com os medicamentos veterinários, dê o chá paralelamente.

Outra dica, meu gato fica muito estressado quando tenho que dar coisas (vitamina, comida, remédio) na seringa para ele, os batimentos sobem e notava que ele ficava bem mal depois, só queria se esconder. Até que encontrei calmavet, da provets, é um calmante natural e antiemético (anti-nauseas). Meu gato tá outro, fica mais calmo para eu dar as coisas para ele e não fica se sentindo mal depois.
Boa tarde, gostaria de saber se essa pastinha pode fazer com a ração Gran plus filhote?

Unknown disse…
Pessoal... façam teste de fiv e felv....
Unknown disse…
Olá, fiz essa pastinha e deu certo, consegui dar 5 seringas de 10ml pra minha gatinha, mas queria saber por quanto tempo posso guardar a papinha na geladeira, já que sobra bastante!
Grazinha disse…
A minha gatinha também está debilitada. Já levei no veterinário, fez exames e ela passou um suplemento alimentar, para afinidade durante um mês. Até então ela comia mas de uns 3 a 4 dias parou e eu estou alimentando ela. Colocava patê e ela só lambia. Agora estou dando na seringa. Vou alimentar ela com essa receita cadeira e o patê as até retornar na segunda feira com ela na veterinária. Estou com medo dela estar com Felv. Ainda não fiz o exame. Que Deus ajude que dê tudo certo.
Unknown disse…
Meu gato tem entre 10 e 11 anos e está com gengivite. Estou tendo que alimentá-lo na seringa até conseguir ir ao odontologista. Mas acontece uma situação muito estranha, quando vou alimenta-lo, ele começa a se tremer todo e eu não sei o que é isso.. é como se estivesse com muito frio! Vi isso acontecer quando ele estava fazendo exame de ultra, teve que ser molhado na barriga com alcool gelado, ai ficou tremendo, da mesma forma que agr ao alimentar.. será que é nervosismo/medo/ansiedade? Alguem já passou por isso alimentando seu gato??
Unknown disse…
Meu gatinho Milo está com gastrite aguda e esofagite, além de uma anemia severa e desidratação.
Fiz essa receita e não usei wiskas pois ele é proibido de comê-la e acrescentei ovos cozidos para ficar mais palatável, poie ele tem enjôos terríveis.
Enrolo ele na toalha e vou dando aos pouquinhos.
Com três semanas de uso ele apresenta melhoras ,está mais forte.
Ele não consegue ainda comer sozinho pelos enjôos dor de estômago e garganta,mas essa papinha o está salvando.
O intestino dele está funcionando, mas precisei acrescentar uma colherzinha de azeite de oliva extra virgem para que não ficasse constipado.

Com paciência e muito carinho, Milo vai se recuperando lentamente, pois seu estado era bastantre grave.
No começo, ele não conseguia nem beber água, agora bebê água sozinho.Ele vai demorar para comer sozinho, então terei de alimentàõ dessa forma.
Façam essa receita e não deixem seus gatinho ficar sem comer.
Enrolem ele na toalha para que não escapem ou arranhem, coloque a seringa no cantinho da boca e coloquem aos pouquinhos.
Eles NÃO PODEM FICAR SEM COMER.

Quando eles se sentem mal, a primeira coisa é deixar de comer e isso desencadeia outros problemas como anemia e gordura no fígado.
Milo ainda sente dor ao engolir, mas se eu não fizer a alimentação forçada, ele morre de inanição.
Unknown disse…
Ps, se eu gato treme ao dar a comida para ele, provavelmente é dor.
Dê aos pouquinhos,não dê outra antes dele engolir primeiro.

Eu dou um pouquinho de mel de abelha para meu Milo para suavizar a dor na garganta e tenho que dar um quarto de dipirona uma vez ao dia para dor.

è triste ver o bichinho sentir dor, mas ele precisa se alimentar e tomar água para ter forças para se recuperar.
A doutora que cuidou do Milo receitou Apevitin bc para abrir o apetite e promum cat ,suplemento vitamínico dois a quatro ml por dia para ajudar na recuperação.

Limpem a boquinha do gatinho depois dele comer,pois ele detestam ficar sujos e deixê-o descansar para se recuperar.

Marta disse…
Hoje comecei a dar a papinha, ela pode ficar até 3 dias na geladeira. Antes de oferecer a gata, dou uma esquentada. Coloco um pouco de água fervente. Resgatei uma gata de rua, castrei e dei lar temporário, após dois meses da castração ficou doente. Estou na seringa, dando soro, molho dos sachês e hoje comecei a papinha. E ainda dou Chemital, antibiótico, meio comprimido por 5 dias. Ela luta comigo por causa da seringa, mas eu enrolo bem ela, e depois limpo bem sua boca e bigodes. Ainda faço nebulizaçao a noite com ervas e chás(hortelã, raiz de salsa e erva cidreira) pra ela respirar melhor. Coloco uma toalha numa caixa, ela dentro recebendo o ar quentinho e com cheiro bom. Como não tenho $$ para internar, procuro acalmar a gata e tentar o melhor possível a vida dela.