Como alimentar gatos doentes
Quando estão doentes, na maioria das vezes, os gatos não comem. Se comem, comem pouco. Os donos tentam de todas as formas fazer com que eles comam, oferecem os mais variados tipos de alimento, até mesmo os mais apreciados e caros, mas o gatinho doente parece indiferente às tentativas de seu papai ou mamãe humana de alimentá-lo.
Os gatos, diferentemente dos cães e dos humanos, não usam a gordura como fonte de energia, usam a proteína. Quando há uma alta deficiência de proteína no organismo de um gato, em vão o organismo dele tenta queimar gordura como fonte de energia e causa o acúmulo da gordura no fígado do gato, causando a lipidose hepática.
Um gato mal alimentado, enfraquecido e magro, tem chances enormes de ter lipidose hepática e o tratamento além de caríssimo, na maioria das vezes termina em óbito do pequenino.
Para evitar a lipidose hepática, ajudar na recuperação do gatinho enfermo, contribuir com o aumento da imunidade biológica do gato, para não haver perda de peso, os veterinários recomendam que alimentem o gatinho doente persistentemente.
A alimentação de um gato doente é extremamente séria e os donos do animal de forma alguma podem facilitar com isso, por isso os veterinários alertam da suma importância de persistirem em alimentar o pequeno enfermo. Algumas pessoas pensam: "Ele não quer comer, não vou perturbar, não vou insistir. Quando ele estiver a fim, ele come ou quando estiver mais disposto, eu volto a oferecer". Isso é um grande erro e na maioria das vezes é o que acelerou a morte do animal.
Como fazer então para forçar um gatinho doentinho e teimoso a se alimentar?
Os veterinários costumam receitar um excelente alimento chamado AD. Esse alimento vem em uma pequena lata e o preço aproximado é de R$ 15,00. Dependendo, um gato pode comer uma lata por dia, ou meia. Mas, o veterinário sempre indica a quantidade que deve ser dada ao animal.
Como a latinha de AD é muito pequena e nem todas as pessoas podem comprar muitas latinhas, aqui vai uma receita que não tem o mesmo potencial de alimentação do AD, mas fornece toda a quantidade necessária de proteínas diárias que um gato precisa e também contribui para que não ocorra perda de peso:
- 1 saché de Whiskas filhote do sabor preferido de seu gato.
- 60/70 gramas de ração Golden de CARNE, gatos NÃO castrados.
Como fazer:
Coloque a ração Golden em um pote plástico ou tigela e cubra com água até umedecer todos os grãos da ração, não passar desse limite de água. Assim que todos os grãos estiverem hidratados (inchados de água) e bem molinhos, coloque no liquidificador e acrescente todo o saché de Whiskas filhote. Bata no liquidificador até ficar sem caroços e até que se forme um purê que passe pelo orifício de uma seringa sem agulha. Esse purê não pode ficar aguado ou muito molengo. Não pode ficar grosso demais porque tem de passar pelo orifício da ponta da seringa, para que com ela, você possa oferecer o alimento como uma 'mamadeirinha' na boquinha de seu gato.
Observação: Só serve a Golden carne para gatos não castrados e o saché de Whiskas filhotes ou adulto, outras rações comuns não servem. A única ração mais em conta que realmente tem alimentado os gatos é a Golden, e a Golden carne, além das proteínas, ajuda o gato a engordar. As únicas rações úmidas extremamente palatáveis são a AD e a Whiskas. Embora algumas pessoas afirmem que a Whiskas não é boa para os rins dos gatos, nesse caso da papinha não se faz dela o alimento principal, o que anula esse risco e ela com certeza é a única ração barata que causa algum interesse do seu gato lamber. Também, testando as outras marcas de rações úmidas comuns, não incluindo AD e Fancy Feast que são premium, a Whiskas saché é a única que realmente alimenta os gatos. Friskies, Sabor e vida, Top Cat e outras, são apenas petiscos, não servem para a papinha.
Como usar a seringa para alimentar o gato doente?
Compre uma seringa de 5 ou 10 ml em uma farmácia de humanos e remova a agulha. Lave a seringa e encha da papinha. Encoste a seringa do lado da boquinha do gato, ejete a papinha aos pouquinhos no canto da boca do gatinho de forma que o alimento não vá para o pulmão do animal e ele possa também engolir com calma, sem provocar náuseas ou irritar o animal. Na maioria das vezes, assim que eles sentem o sabor do alimento, eles começam a querer a 'mamadeira de seringa' mais rápido, uma quantidade maior na boquinha, tenha paciência e deixe ele comer a vontade.
Dê a quantidade de seringas/ml de AD receitadas pelo veterinário e nos horários determinados por ele. O AD é bem pastoso, não precisa ser batido no liquidificador. A papinha caseira, pelo menos de três em três horas dê cinco seringas de 10 ml (ou dez de 5 ml), assim, em 12 horas você terá dado 200 gramas de comida ao seu filhinho doente e estará assegurando uma das coisas mais importantes para a recuperação da saúde dele: a alimentação.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Leia a bula do AD junto com seu veterinário antes de dar AD a gatos com problemas hepáticos.
Texto: Carla Rockatansky
Comentários
No seu caso Nice, vê com o vet a possibilidade de dar um suplemento tipo esse: http://www.loja.bichointegral.com.br/nutraceuticos/hemo-care-15ml/
Eu estava usando esse, pingava uma gotinha na papinha que eu ia ministrar ou direto na boca dela, a cada 12H.
Ele ja esta com os olhos abertos e faz as necessidades por ele msm...
Porem esta fraquinho e muito magro...
Estou dando vitamina...e soro...dei um pouco do leite ..mas dizem q o leite de vaca n faz bem pq contem lactose..
Eu tenho 16 anos e estou tendo q cuidar do gato sozinha ...meus pais me deram essa função ja q eu o resgatei..
Então n tenho como comprar o leite apropriado ..indicado pelo veterinario para gatos filhotes...
Então queria saber si posso dar essa papinha para ele comer...
Você pode dar sim, mas depende da idade do gatinho.
Se ele for muito pequenininho, tem que dar leite mesmo. Se ele já come sozinho, pode dar essa papinha que resolve.
Tenho muitos gatinhos, a maioria resgatada da rua, e essas papinhas sempre resolvem para os filhotinhos.
Boa sorte e parabéns pela atitude resgatar um animalzinho da rua" :)
Hoje está grande e sadio
Alguem pode ajudar a gente?
Tenho uma gatinha de 13 anos q já foi diagnosticada com problema renal,até tentamos tratamentos mas é mto caro,também damos as latinha as mas tbm n temos co edições de mantê.
Esta está cada vez mais fraca,vomita mto é ai já n come mais nd.hj ela se alimenta de frango ou fígado mas ta difícil,
Grata
Ia esquecendo, quanto mais novo o coco, melhor.
*** Continue com os medicamentos veterinários, dê o chá paralelamente.
Outra dica, meu gato fica muito estressado quando tenho que dar coisas (vitamina, comida, remédio) na seringa para ele, os batimentos sobem e notava que ele ficava bem mal depois, só queria se esconder. Até que encontrei calmavet, da provets, é um calmante natural e antiemético (anti-nauseas). Meu gato tá outro, fica mais calmo para eu dar as coisas para ele e não fica se sentindo mal depois.
Fiz essa receita e não usei wiskas pois ele é proibido de comê-la e acrescentei ovos cozidos para ficar mais palatável, poie ele tem enjôos terríveis.
Enrolo ele na toalha e vou dando aos pouquinhos.
Com três semanas de uso ele apresenta melhoras ,está mais forte.
Ele não consegue ainda comer sozinho pelos enjôos dor de estômago e garganta,mas essa papinha o está salvando.
O intestino dele está funcionando, mas precisei acrescentar uma colherzinha de azeite de oliva extra virgem para que não ficasse constipado.
Com paciência e muito carinho, Milo vai se recuperando lentamente, pois seu estado era bastantre grave.
No começo, ele não conseguia nem beber água, agora bebê água sozinho.Ele vai demorar para comer sozinho, então terei de alimentàõ dessa forma.
Façam essa receita e não deixem seus gatinho ficar sem comer.
Enrolem ele na toalha para que não escapem ou arranhem, coloque a seringa no cantinho da boca e coloquem aos pouquinhos.
Eles NÃO PODEM FICAR SEM COMER.
Quando eles se sentem mal, a primeira coisa é deixar de comer e isso desencadeia outros problemas como anemia e gordura no fígado.
Milo ainda sente dor ao engolir, mas se eu não fizer a alimentação forçada, ele morre de inanição.
Dê aos pouquinhos,não dê outra antes dele engolir primeiro.
Eu dou um pouquinho de mel de abelha para meu Milo para suavizar a dor na garganta e tenho que dar um quarto de dipirona uma vez ao dia para dor.
è triste ver o bichinho sentir dor, mas ele precisa se alimentar e tomar água para ter forças para se recuperar.
A doutora que cuidou do Milo receitou Apevitin bc para abrir o apetite e promum cat ,suplemento vitamínico dois a quatro ml por dia para ajudar na recuperação.
Limpem a boquinha do gatinho depois dele comer,pois ele detestam ficar sujos e deixê-o descansar para se recuperar.