DIROFILARIOSE EM GATOS


Dirofilariose em gatos

O verme do coração foi diagnosticado em cães em todas as partes do mundo e é atualmente muito comum. Isto deve ocorrer porque o verme do coração tem uma prevalência de 100% em cães que não fazem tratamento profilático nas áreas altamente endêmicas. Este verme, também conhecido como dirofilária immitis, é transmitido por mosquitos. O mosquito injeta uma larva microscópica de 3 a 9 cm de comprimento, que se desenvolve em um adulto, dentro do coração do cão doente.

Anteriormente pensava-se que os vermes do coração eram raros em gatos. Hoje nós sabemos que a incidência é em torno de 10% a 50% da incidência canina. A Doença do Verme do Coração em gatos é diferente da doença em cães. Gatos geralmente têm seus testes de diagnóstico negativos quando fazem seus check ups, pois os vermes são menores e normalmente não produzem microfilárias, que são os bebês do verme que ficam circulando na corrente sanguínea. Os veterinários têm que fazer testes diferentes, e às vezes, mais de um teste para diagnosticar a dirofilariose em um gato.

Os sintomas no gato também são diferentes. Gatos normalmente têm sinais de asma ou tosse, até mesmo vômitos. Os gatos podem morrer subitamente. O tratamento para dirofilárias adultas no cão é caro e potencialmente tóxico para o cão. Esta é a razão pela qual é muito melhor prevenir esta doença do que tratar. 
(Dr. Ângelo Jorge – Glogo/Extra Zona Oeste-RJ)

A dirofilariose é uma doença fatal?
A doença é fatal, sim. Pode matar de forma súbita - especialmente em gatos - ou de forma crônica em conseqüência dos transtornos cardiorespiratórios causados.

O que pode ser feito para evitar a doença?
Evitar a doença é muito fácil. No Brasil, desde 1992 foram disponibilizados no mercado veterinário nacional os primeiros medicamentos preventivos da dirofilariose. São medicamentos que devem ser administrados mensalmente a partir do segundo mês de vida dos animais. O tratamento não deve ser interrompido em nenhuma fase da vida, incluindo a gestação, a menos que haja recomendação veterinária. Estes preventivos podem ser facilmente administrados pelos proprietários, sobre a forma de comprimidos mastigáveis ou de líquido para aplicação sobre a pele, na região da nuca. Atualmente estes preventivos, dependendo da marca, podem ser também “vermífugos intestinais”, controladores de pulgas e carrapatos e, até, “sarnicidas” por matar alguns tipos de ácaros causadores de sarnas como a escabiose e a “sarna de ouvido”.

A dirofilariose pode ser transmitida ao ser humano?
A doença, considerada uma zoonose desde 1979, foi identificada em seres humanos em diversos países, entre eles o Brasil. Sua localização mais comum nos humanos é nos pulmões, mas já foi detectada no sistema cardiovascular, globo acular, tecido subcutâneo, cavidade abdominal e bexiga.

Em relação ao gato, existe risco de infecção?
Os gatos podem ser parasitados também, embora sua infecção seja, por motivos ainda desconhecidos, mais rara. Apesar do menor número de felinos infectados, a doença em gatos é muito mais grave, já que com um número muito menor de parasitas no coração, o gato pode morrer subitamente. O gato é, portanto, menos susceptível à infecção e mais sensível à doença, se comparado ao cão. (Dr. Renato Campello - www.saude.com.br)





Comentários

Unknown disse…
Acho q foi isso q matou meu gato.ele ficou apatico apos o inverno onde sempre tem muita mosca.em poucos dias ficou com respiraçao e ritmo cardiaco acelersdo.qdo levei ao veterinario ficou muito agitado e deu uma parada cardiaca.