Iniciando na proteção de gatos? Informações úteis

Cuidados ao resgatar e cuidar de gatos resgatados



1) Você deve ter SUAS PRÓPRIAS CONDIÇÕES FINANCEIRAS de alimentar os gatos e prover tratamento veterinário. Não saia resgatando animais contando que seja obrigação dos seus amigos fazerem doações para um trabalho que você não foi obrigada por ninguém a fazer, você escolheu. No começo a maioria das pessoas ajudam de bom grado, mas depois, como os custos são altíssimos e o protetor nunca para de pedir ajuda, muitas pessoas começam a se afastar e não fazem mais doações. Muitas vezes deixam de ser amigos do protetor.

2) Você deve ter um espaço adequado para criar os gatos sadios.

3) Você deve ter um espaço reserva para criar os gatos portadores de doenças transmissíveis como FelV, PIF, FIV, Toxoplasmose e outras.

4) Todos os espaços dos gatos devem ser limpos, com temperatura adequada, arejados, não úmidos e que não exponham os gatos ao frio. Evite espaços que poderiam levar os gatos a terem pneumonia e outras doenças respiratórias.

5) Os gatos não poderão ir para a rua, não poderão mais ser criados pulando muros e invadindo a casa de vizinhos, por que agora estão sob sua responsabilidade e você deve evitar que eles se contaminem por doenças, sofram acidentes ou sejam envenenados.

6) Todos os potes de água devem estar sempre limpos e ter a água trocada pelo menos três vezes por dia. Todos os pratos dos gatos devem igualmente permanecer limpos.

7) Você não pode deixar acumular urina e fezes de gatos nas caixas de higiene.

8) Não adianta comprar ração baratinha e sem qualidade. Os gatos necessitam de taurina e muita proteína, Das rações comuns, apenas a Golden e a Car Chow podem atender essa necessidade dos gatos. Comprar rações baratas pode inclusive levar os gatos a terem lipidose hepática que é caríssima de ser tratada e na maioria das vezes leva à morte. NUNCA dê ração de cachorros aos gatos.

9) Cada gato que você resgatar você não poderá colocar em convivência com os gatos sadios. Cada gato que você resgatar, independente da idade, você deve solicitar ao veterinário exames de PIF e FelV. Se der negativo, poderá ser criado com os outros gatos. Se der positivo, nunca poderá ser criado com os outros gatos, deverá ser criado no espaço reservado a gatos portadores de doenças transmissíveis. Cada exame de PIF e FelV no mínimo custa R$ 100,00 e você não pode deixar de fazê-los.

10) Cada gato ou gata que você castrar, imediatamente você deve levar ao veterinário e na primeira oportunidade, com aprovação do veterinário, castrá-lo (a).

11) Lembre-se que os serviços públicos de atendimento veterinário são limitados a consultas e serviços de castração. Exames e medicamentos são por SUA conta e não são muito baratos.

12) Não basta resgatar os gatos, conferir a saúde, alimentar e deixar tudo limpo. Os gatos são animais muito inteligentes e precisam de atenção, carinho e amor. Reserve tempo para atender essa necessidade dos pequenos.

Para ser um protetor de gatos responsável e honesto, você precisa colocar os 12 pontos acima em prática no seu trabalho de proteção. Não resolve resgatar um gato da rua e fazer com que ele morra de fome e sem assistência médica trancado numa casa e não é obrigação de ninguém doar dinheiro, comida ou alimentos, algumas pessoas fazem isso por bondade, mas não farão isso eternamente e outras deixam até mesmo de ser amigas porque ficam o tempo todo recebendo pedidos de 'me dá isso, me dá aquilo'.

A Natureza dos Gatos

Sensualidade, Qualidade e Menor Preço

Comentários