OS PERIGOS PARA GATOS CRIADOS SOLTOS

Os perigos para gatos criados soltos


1) Envenenamento:

Muitas pessoas são más e propositalmente colocam veneno para matar gatos de vizinhos. Já outras, para matar ratos, espalham veneno pelo quintal. Quando chove, no quintal são formadas poças de chuva de água envenenada. Os gatos bebem dessa água e morrem.

2) Plantas Nocivas:

Uma série de plantas são nocivas aos gatos. Podemos não tê-las em nosso quintal, mas um vizinho que as tenha pode ser um grande atrativo para os gatos. Ao ingerirem essas plantas os pequenos poderão adoecer, se envenenar e mesmo falecer.

3) Atropelamento:

Os gatos têm dificuldade com os faróis de carros durante a noite. Quando estão sob os faróis de um veículo, ficam atordoados e muitos motoristas maus aproveitam essa fraqueza do animal para propositalmente atropelar o inocente indefeso.

4) Doenças:

- Toxoplasmose comendo passarinhos, ratos, etc.

- Raiva.

- FelV, PIF e FIV que não tem cura, mata. Através de contato com outros felinos.

- Doença do Complexo Respiratório Felino.

- Pneumonia quando expostos indevidamente ao frio.

- Sarna e fungos.

- Esporotricose que causa feridas horríveis, é difícil de tratar e passa para humanos.

5) Agressões Físicas:

Infelizmente muitas pessoas más chutam gatos, atiram pedras e madeiras nos pequenos. Além de fraturas, possibilidade de amputação de membros, cegueira e paralisia, com certeza pode levar o animal a uma morte muito cruel.

6) Ataque de Outros Animais:

Constantemente gatos são perseguidos por cachorros e muitos donos de cachorros não criam seus animais bravos em seus lares, mas abandonam pelas ruas para que os vizinhos cuidem. Os cães podem matar gatos sim. Podem causar fraturas horríveis. Podem cegar gatos. Podem danificar órgãos vitais dos pequeninos.

Ainda, os gatos podem ser atacados por ratazanas, morcegos e outros animais.

7) Reprodução Indesejada e Doenças:

Quando os gatos e gatas não são castrados, através do ato sexual, além da reprodução indesejada que se torna difícil de ser doada para pessoas responsáveis, pode causar a contaminação de doenças como PIF, FIV e FelV que não têm cura, matam o animal em muito pouco tempo de uma forma horrível, cruel.

8) Consumo Inadequado de Alimentos:

Os gatos precisam de proteínas e taurina para serem sadios. Com baixo nível de proteína desenvolvem a lipidose hepática e com baixo nível de taurina podem ficar cegos. Mas, vizinhos bem intencionados podem insistir em que os gatos de outros se alimentem nas casas deles. Oferecem ração de qualidade duvidosa, comida de panela, leite (que pode dar diarreia), frango e carne com ossos, etc. Quando o animal retorna ao lar, pouco ou nada come de sua alimentação balanceada, podendo em um curto período de tempo desenvolver problemas hepáticos e renais que o dono não entende por qual motivo. 

Texto: Carla Rockatansky








Comentários