SEU GATO É MUITO GORDO? ISSO PODE SER PERIGOSO

Obesidade em Gatos

De acordo com estudos veterinários, entre 25% a 30% dos gatos estão acima do peso. Alguns deles são realmente obesos. A preocupação com excesso de peso não é apenas estética; ela ocasiona diversos problemas de saúde que podem abreviar a expectativa de vida dos gatos.

Nos gatos o aumento de peso pode ser traiçoeiro e ir passando despercebido. Com a tendencia à vida totalmente caseira, é provável que o numero de gatos obesos aumente no futuro. A obesidade já é o problema nutricional mais comum nos gatos. Em geral, é diagnosticada durante a consulta anual de rotina.
Muitos donos pensam que há uma explicação clinica para o excesso de peso, mas a realidade costuma ser bem ais obvia: no dia a dia, os gatos consomem mais calorias do que gastam.


O resultado é que as calorias em excesso são transformadas em gordura e armazenadas sob a pele a na cavidade abdominal. A alimentação excessiva e persistente resulta em obesidade grave, sobrecarregando o coração, figado e articulações.

PROBLEMAS ASSOCIADOS À OBESIDADE
1- As articulações ficam sobrecarregadas, gerando artrite e por causa das dores fortes, os gatos evitam saltar e até mesmo reduzem seus movimentos normais.

2- A diabetes é uma doença comum dos gatos obesos.

3- Doenças urinárias ocorrem com mais frequência em machos acima de peso.

4- A lipidose hepática é uma complicação grave.

DICAS RÁPIDAS 

Prevenção
1- Evite alimentá-lo em excesso quando filhote. Ao contrário da crença popular, a ração não precisa ficar à disposição o dia inteiro. É possível estabelecer horários para a alimentação do gato, regulando as porções.

2- Quanto mais cedo o gato for castrado, menor a chance de engordar. Por experiencia própria, nenhum dos filhotes que foram castrados sob minha guarda ganharam sobrepeso, mas o mesmo não pode ser dito dos animais castrados após os 6 meses de idade ou os que foram esterilizados na idade adulta. Para os felinos que aumentarem de peso após a castração, é necessário uma avaliação veterinária para iniciar a dieta.

3- Enriquecimento ambiental é essencial para manter o gato criado indoor ocupado, relaxado e ativo.

O que fazer?
1- Ao detectar um aumento de peso, aumente o tempo das brincadeiras e diminua a quantidade de comida oferecida.

2- Com a ajuda de seu veterinário, escolha uma dieta menos calórica.

3- Não ofereça lanches ou petiscos.

4- Controle o peso do gato a cada 2 dias.

A obesidade é um problema criado pelos donos. Os gatos vão atrás de comida por instinto, mas só ficam obesos quando cedem a seus pedidos constantes. O mais difícil na superação da obesidade felina é o dono reconhecer que, durante um período da vida do gato, as refeições deverão ser controladas. Com o terno peso a um nível ideal, o gato certamente ficará mais ativo e saudável.
Outra opção de alimentação balanceada, que além de peso ideal, promove um bem estar geral é a Alimentação Natural, onde carnes e vegetais são oferecidos aos felinos.

Fonte da matéria: GATOS do Dr.Bruce Fogle
Fonte da Foto: abcnews.go.com

Comentários

Poções de Arte disse…
Que blog fofo, cheio de informação!!!!
Estava lendo sobre o amor deles por caixas de papelão, acho muito legal! Apesar que eu tinha cachorrinhas que não podiam ver caixa de papelão que pulavam dentro.
Aparatei aqui voando de outro e adorei! Parabéns!!!
Abraços e ótimo dia,
Márcia.