VERMES LEVAM GATOS A MORTE

Vermes intestinais em animais de estimação

Cães e gatos são hospedeiros de diversas verminoses que muitas vezes passam despercebidos pelo proprietário e podem contaminar também as pessoas da família.

Hoje em dia é muito subjugada a freqüência de verminoses nos animais de companhia devido a falta de informação que a população tem a respeito dessa patologia. Muitas vezes ouvimos: “eu só dou vermífugo ao meu cão ou gato uma vez ao ano porque meu animal não sai de casa”, mas será que o seu animal realmente está isento deste risco?



Para entender melhor a gravidade das doenças parasitárias para os animais e para o homem, vamos falar sobre os vermes intestinais mais encontrados e a forma de transmissão dos mesmos para, então, dizermos se estamos realmente livres deste risco.

Os dois tipos de vermes intestinais mais comumente encontrados em animais de estimação são classificados em vermes “chatos” e “redondos”.

Os sintomas apresentados pelos animais contaminados vão desde uma diarréia com ou sem a presença de sangue o que conseqüentemente leva a um quadro anêmico e pobre estado geral de saúde do animal, fraqueza, apatia, anorexia, pneumonia e vômitos onde eventualmente se observa a presença de vermes, dependendo da quantidade destes parasitas e sua localização até a morte do animal.

É muito importante saber que um animal com vermes não necessariamente vai excretá-los nas fezes. Somente observamos esse quadro quando a infestação é muito grande. Nas fezes são comumente excretados ovos e larvas que não são visíveis a olho nu.

Os filhotes são os que mais sofrem os efeitos do parasitismo, o que leva a diversos sintomas muitas vezes não tão graves nos animais adultos como abdome abaulado, emagrecimento rápido, má condição corporal, pêlos secos e quebradiços e muitas vezes se não tratados são levados a óbito.

Uma vez que estes parasitas se instalam no trato gastrintestinal dos animais, é muito importante a realização do exame de fezes periodicamente porque, como dito, muitas vezes os vermes não são vistos macroscopicamente  e somente realizando um exame microscópico é que identificamos os ovos dos parasitas. Outra importância da realização do exame de fezes é que não costumamos remexer nas fezes dos animais a procura de vermes.  O exame tem baixo custo e, para a realização do mesmo, é necessária somente uma pequena amostra de fezes.

Então, porque fazer exame e não dar logo um vermífugo para o animal?

Porque, apesar dos vermífugos disponíveis serem de amplo espectro, existem alguns parasitas mais resistentes que precisam de um tratamento especifico e diferenciado, seja em termos de principio ativo da medicação, dosagem de acordo com a espécie afetada e freqüência de administração.

Além disso, é necessário saber que tipo de parasita está contaminando os animais, pois, de nada adianta desvermifugá-los e não preveni-los uma re-infecção.

Veja então os vermes mais comuns e como os animais se infectam no seguinte site: http://bichoegenteboa.blogspot.com.br/2011/10/vermes-intestinais-em-animais-de.html pois é a fonte onde encontramos essa boa matéria para a orientação de todos.

Comentários